Câncer colorretal inicia-se com alteração genética, que normalmente ocorre ao acaso.
Mas, em uma menor proporção dos casos, pode ser transmitida de maneira hereditária, ou seja, o defeito pode estar numa linhagem de uma família especificamente. Por isso, pessoas que têm familiares de primeiro grau são acometidas com uma maior frequência e possuem um risco maior para desenvolver a doença ao longo da vida.
Postagens Relacionadas
Onde é possível fazer um check-up ginecológico pelo sistema único de saúde?
O exame preventivo ginecológico pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde do SUS, que dispõe de ginecologista. É sabido das dificuldades em relação ao sistema para a pessoa fazer o agendamento, mas, a princípio, qualquer unidade de saúde, com ginecologista disponível, está apto a fazer o rastreio.
Leia MaisFazer ligadura ou retirada das trompas evita os cânceres ginecológicos?
A ligadura não exerce qualquer efeito de prevenção para os cânceres ginecológicos. Com relação à retirada das trompas, obviamente, evita acometimento por neoplasia originária das trompas, que porém é rara e reduz o risco também de neoplasia de ovário.
Leia MaisComo se prevenir do câncer de colo do útero?
A prevenção se faz pela vacinação para o HPV, evitando a exposição a parceiros com o vírus, apesar de ser uma estratégia menos eficiente, e a realização do exame preventivo ginecológico, anualmente. Dessa forma, principalmente atualmente, a vacina, que protege contra 70% dos casos, e o exame preventivo ginecológico são disparadas as duas principais formas […]
Leia MaisCategorias
- Dicas de Saúde (93)
- Informação ao Paciente (2)
- Vídeos (7)
-
Onde é possível fazer um check-up ginecológico pelo sistema único de saúde?
Dicas de Saúde | 12.fev.2019 -
Fazer ligadura ou retirada das trompas evita os cânceres ginecológicos?
Dicas de Saúde | 12.fev.2019 -
Como se prevenir do câncer de colo do útero?
Dicas de Saúde | 12.fev.2019 -
Quais são os tratamentos para o câncer de colo de útero?
Dicas de Saúde | 12.fev.2019