Saiba Mais

 

12
fev. 19

Há alguma relação entre o câncer de colo uterino e a quantidade de filhos?

O número de filhos não tem nenhuma relação com o surgimento do câncer. O principal fator causal para o câncer de colo uterino é a infecção pelo HPV, que é um vírus adquirido pela relação sexual e, dependendo do subtipo, pode estar relacionado a surgimento das lesões benignas, como condiloma e as lesões precursoras do câncer de colo de útero, que podem, eventualmente, evoluir para um câncer invasivo quando não são tratadas.

Onde é possível fazer um check-up ginecológico pelo sistema único de saúde?

O exame preventivo ginecológico pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde do SUS, que dispõe de ginecologista. É sabido das dificuldades em relação ao sistema para a pessoa fazer o agendamento, mas, a princípio, qualquer unidade de saúde, com ginecologista disponível, está apto a fazer o rastreio.

Leia Mais

Fazer ligadura ou retirada das trompas evita os cânceres ginecológicos?

A ligadura não exerce qualquer efeito de prevenção para os cânceres ginecológicos. Com relação à retirada das trompas, obviamente, evita acometimento por neoplasia originária das trompas, que porém é rara e reduz o risco também de neoplasia de ovário.

Leia Mais

Como se prevenir do câncer de colo do útero?

A prevenção se faz pela vacinação para o HPV, evitando a exposição a parceiros com o vírus, apesar de ser uma estratégia menos eficiente, e a realização do exame preventivo ginecológico, anualmente. Dessa forma, principalmente atualmente, a vacina, que protege contra 70% dos casos, e o exame preventivo ginecológico são disparadas as duas principais formas […]

Leia Mais