Saiba Mais

 

2
mar. 18

Tratamento multidisciplinar é fundamental para a cura do câncer?

Inúmeros trabalhos, nos últimos anos, têm comprovado o melhor índice de cura ou até aumento da sobrevida nos pacientes tratados por profissionais especializados no tratamento cirúrgico do câncer (cirurgião oncológico). Uma das principais explicações para este resultado é que estes profissionais estão habituados a avaliar e definir melhor o tratamento em conjunto com os oncologistas clínicos e radioterapeutas, além da interação com outros profissionais especializados, como patologistas, endoscopistas, radiologistas intervencionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. O tratamento multidisciplinar tem papel fundamental no bom desfecho do tratamento dos pacientes com câncer.

Onde é possível fazer um check-up ginecológico pelo sistema único de saúde?

O exame preventivo ginecológico pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde do SUS, que dispõe de ginecologista. É sabido das dificuldades em relação ao sistema para a pessoa fazer o agendamento, mas, a princípio, qualquer unidade de saúde, com ginecologista disponível, está apto a fazer o rastreio.

Leia Mais

Fazer ligadura ou retirada das trompas evita os cânceres ginecológicos?

A ligadura não exerce qualquer efeito de prevenção para os cânceres ginecológicos. Com relação à retirada das trompas, obviamente, evita acometimento por neoplasia originária das trompas, que porém é rara e reduz o risco também de neoplasia de ovário.

Leia Mais

Como se prevenir do câncer de colo do útero?

A prevenção se faz pela vacinação para o HPV, evitando a exposição a parceiros com o vírus, apesar de ser uma estratégia menos eficiente, e a realização do exame preventivo ginecológico, anualmente. Dessa forma, principalmente atualmente, a vacina, que protege contra 70% dos casos, e o exame preventivo ginecológico são disparadas as duas principais formas […]

Leia Mais